Sobre o Cel

Projeto Pedagógico

O CENTRO EDUCACIONAL DA LAGOA entende a Educação como um conjunto de processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, visando à formação do ser humano. Enfatiza a educação como uma prática humana, social, ligada a processos de comunicação e interação que propiciam a assimilação e produção de saberes, habilidades, técnicas, atitudes e valores existentes no meio culturalmente organizado, buscando realizar nos sujeitos humanos a humanização plena.

Seu objetivo mais amplo é proporcionar condições para que seus alunos se constituam como indivíduos capazes de criar, raciocinar e resolver problemas, expressar-se com clareza, avaliar fatos e tirar suas conclusões, ter iniciativa, autonomia e autoconfiança, respeitando e convivendo em harmonia com os diversos grupos sociais e o meio ambiente, contribuindo para a formação de identidades mais plurais e solidárias.

O currículo do CEL organiza-se tendo como referência a convivência, a comunicação e a interação como processos de fundamental importância no processo de construção do conhecimento e para a vivência e consolidação de valores morais básicos à formação de um cidadão com a necessária autonomia para continuar a aprender sempre, agindo e interagindo com respeito e responsabilidade, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa, solidária, democrática, enfim, verdadeiramente humana.

Utilizando as diversas possibilidades de que dispõe a educação de hoje, o CEL proporciona um ambiente privilegiado de convivência e crescimento, através das constantes interações, instigações e desafios compatíveis às possibilidades individuais e dos grupos, sempre orientados pela estética da sensibilidade, pela política da igualdade e pela ética da identidade. As atividades curriculares, dessa forma, propiciam o desenvolvimento da qualidade do pensar, de habilidades e estratégias de pensamento autônomo, crítico e criativo, do espírito inventivo, da curiosidade pelo inusitado e da afetividade, de forma integrada à formação de condutas de responsabilidade, solidariedade, respeito e reconhecimento da identidade própria e do outro.

Os conteúdos de ensino, entendidos como o conjunto de conhecimentos, habilidades, competências, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, são dinamizados através da articulação objetivos-conteúdos-métodos e a prática social vivida no presente pelos alunos, numa perspectiva de futuro, tendo em vista a construção de uma sociedade verdadeiramente humanizada.

A Equipe Pedagógica cuida para que as disciplinas/áreas do conhecimento sejam didaticamente solidárias, estimulando o desenvolvimento de competências comuns além das capacidades que lhes são específicas, com o objetivo de favorecer aos alunos um desenvolvimento intelectual, social e afetivo mais completo e integrado. A adoção de metodologias de ensino diversificadas, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilizem o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas e outras competências cognitivas de seus alunos, amplia ainda mais a qualidade do trabalho pedagógico do CEL.

Dessa forma, o CENTRO EDUCACIONAL DA LAGOA pretende que, gradualmente, seus alunos aprendam a agir-refletir-reagir sobre o real, favorecendo seu desenvolvimento intelectual, social e afetivo mais completo e integrado e capacitando-os para atuar de forma ética e responsável num mundo cada vez mais imprevisível.
#olheparaoCEL
Faça parte. Curta e compartilhe!

SOBRE

O CEL International School entende a Educação como um conjunto de processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, visando à formação do ser humano.

Central de atendimento


(21) 2266.3660

CEL International School. Todos os direitos reservados

SEAR