Sediamos a 1ª Olimpíada de Português – OP

Estamos cientes do quanto é importante fomentar a educação no nosso país. E, nesse cenário, é sempre gratificante participar de eventos que promovam essa parte tão importante da nossa sociedade. Diante disso, sediamos, no dia 31 de agosto, a segunda fase da 1ª Olimpíada de Português, da qual participam escolas municipais, estaduais, federais e privadas do país.

Entre os muitos objetivos dessa competição, voltada a estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, estão: Contribuir para o fortalecimento da capacidade interpretativa e expressiva dos alunos, estimulando o uso adequado da Língua Portuguesa e a reflexão sobre textos e ditos de grande expressividade e excelente qualidade literária; Despertar o interesse idiomático e literário dos alunos, com vistas ao conhecimento da norma-padrão da Língua Portuguesa; Fomentar a leitura de obras clássicas da literatura de Língua Portuguesa; Valorizar a sabedoria presente em expressões nascidas na boca do povo; Colaborar com a preservação do excelso patrimônio cultural presente em nosso idioma; Honrar aqueles que buscam e promovem a retidão e a excelência no uso da nossa língua.

Essa segunda fase foi composta por uma prova mista, com questões de somatório e discursivas.

No dia 19 de outubro, será divulgado, no site da Olimpíada, o gabarito dessa fase: https://www.olimpiadadeportugues.com/

Rolar para cima

Tour
Virtual

Escolha uma das nossas unidades, navegue livremente de forma virtual e conheça nossa incrível estrutura em um tour virtual de 360º!

Portal Acadêmico do Professor

Para acessar o Portal Acadêmico do Professor, insira seu usuário e senha.

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!