A aprendizagem, para ser efetiva, necessita do comportamento participativo do aluno. As crianças devem fazer parte dos processos de trabalho cooperativo e nas interações que facilitam, enriquecem e ampliam as possibilidades individuais e dos grupos.

Os procedimentos didáticos devem ajudar no desenvolvimento da qualidade do pensar, de habilidades e de estratégias de pensamento autônomo, crítico e criativo. Dessa forma, valoriza-se a aplicação de métodos de ensino onde seja garantida aos alunos oportunidades de interação que contribuem na construção de suas aprendizagens. Dentro desse processo, também são necessários momentos de atividades individualizadas para estudo e para consolidação dos conhecimentos.

As atividades de alfabetização podem e devem ocorrer num clima criativo e prazeroso e que cabe à escola a responsabilidade de proporcionar aos seus alunos, além do ambiente favorável, a possibilidade de empregar suas capacidades e suas habilidades para a aquisição consciente dos conhecimentos.

Torna-se importantíssimo, portanto, que os alunos, em fase de alfabetização, vivenciem todos os conteúdos propostos, a partir de situações concretas, e que tenham a oportunidade de formular hipóteses.

A alfabetização se dá com a utilização de material próprio, onde o aluno é motivado, por meio de palavras-chave, retiradas de um contexto, estimulando sua curiosidade para novas descobertas no mundo da leitura e da escrita.

Além disso, a equipe pedagógica deverá elaborar atividades lúdicas criativas e desafiadoras, levando o aluno a raciocinar e chegar às suas próprias conclusões. Através de brincadeiras utilizando sílabas, a criança tem a oportunidade de “criar” novas palavras. Dessa forma, o aprendizado se faz de maneira tranquila, onde o aluno demonstra segurança em relação ao processo de alfabetização.

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