Formação Continuada Docente

Em maio, tivemos uma etapa da inspiradora jornada de Formação Continuada Docente para os regentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais no CEL Intercultural School. Ministradas por nossa Vice-diretora, Priscila Resinentti, e pelo Coordenador Geral da 3ª série do Ensino Médio, Bruno Cardoso, as oficinas de Ciências e Matemática proporcionaram um ambiente rico e colaborativo para o desenvolvimento profissional dos nossos docentes.

Para a estruturação da aula, foram fundamentais as experiências proporcionadas pelo curso STEP, da Stanford University, implementado pelo Instituto Canoa no contexto brasileiro, curso de dois anos que foi realizado por Priscila, e que inspirou a base teórica e a prática necessária para desenhar ações potentes que beneficiam diretamente os nossos educadores. A educação baseada em evidências e a ênfase em metodologias ativas ancoraram a ação para aprimorar a qualidade do ensino e do aprendizado. 

Como reforçou a professora Caroline Lilian Oliveira Gadelha, o conteúdo da formação foi muito prático e atual, o que a ajudou na definição do projeto para executar com as turmas.

“A Priscila nos instigou a pensar em como planejar aulas diferentes com intencionalidade pedagógica.”, disse.

Além disso, os professores tiveram a oportunidade de atualizar conhecimentos pedagógicos e metodológicos, explorar novas tecnologias educacionais e compartilhar boas práticas entre si. Atividades práticas e colaborativas estimulam o desenvolvimento profissional e a inovação na sala de aula. 

“Estar com os docentes em formação prática é muito gratificante. É possível perceber a riqueza das trocas de conhecimento, a aprendizagem entre pares, os insights para a aplicação nas aulas com os nossos estudantes. Além disso, é uma oportunidade de unirmos regentes de todas as nossas unidades para uma reflexão sobre o planejamento e, também, uma excelente oportunidade para o fortalecimento socioemocional da equipe.”, disse Priscila Resinentti, Vice-Diretora Pedagógica do CEL.

Toda didática foi embasada no currículo e nas diretrizes educacionais vigentes. Ao conectar esses princípios com questões contemporâneas, garantimos que nossos alunos estejam preparados para atuar de maneira inovadora e relevante na sociedade. As oficinas são um espaço onde educadores se preparam, cada vez mais, para explorar conexões e estimular a criatividade, o que impacta direta e positivamente na formação dos estudantes.

Coordenador da 3ª Série do Ensino Médio, Bruno Cardoso destaca a importância da iniciativa: 

“A formação docente continuada é um pilar fundamental no desenvolvimento profissional dos professores. É uma alegria poder estar numa escola que incentiva esse processo e enxerga sua relevância como o CEL. Foi uma manhã muito rica de muitas trocas onde pudemos falar sobre educação matemática e metodologias ativas no ensino da disciplina à luz das orientações curriculares presentes na BNCC. Por meio da nossa manhã de formação continuada, as professoras tiveram a oportunidade de enriquecer suas práticas, o que não apenas beneficia o processo de ensino e aprendizagem, mas também contribui para a construção de uma educação mais criativa e eficaz.”

Estamos firmes no propósito de transformar a educação por meio de práticas inovadoras e colaborativas. Parabéns a todos os envolvidos e que venham mais momentos inspiradores!

Rolar para cima

Tour
Virtual

Escolha uma das nossas unidades, navegue livremente de forma virtual e conheça nossa incrível estrutura em um tour virtual de 360º!

Portal Acadêmico do Professor

Para acessar o Portal Acadêmico do Professor, insira seu usuário e senha.

Portal acadêmico em manutenção.


No momento o serviço está fora do ar para uma manutenção obrigatória.
Agradecemos sua paciência enquanto realizamos as mudanças necessárias.

Nossa história

“O CEL nasceu de um grande ideal e de uma grande paixão pela educação. De uma paixão que antecede a minha própria história. História de Antônia Vargas Cuquejo, a avó do CEL. A grande avó que, além de educar, trazia sonhos contando histórias. Antônia Vargas Cuquejo, fundadora do CEL, ajudava a realizar os sonhos.

A história do CEL está, também, ligada à história da vida de Antônio Fernandes Cuquejo nosso querido fundador.

Falar do CEL é falar da pipa vermelha. A pipa é o símbolo do CEL.

É vermelha porque representa a ação, a luta, a coragem, o dinamismo, o sangue, o guerreiro, a força, a fé e o amor.

Quando idealizei a pipa como símbolo para o CEL estava pensando em educação. A pipa anseia por grandes voos, pela liberdade… Mas como é feita de material muito delicado não pode ser exposta sem cuidados. A pipa precisa ser resguardada das intempéries da vida. Precisa ser recolhida diante dos grandes perigos.”

“Aos quatorze anos, cheia de sonhos, comecei a trabalhar numa pequena escola. Alimentados os sonhos, apaixonei-me. Tornou-se, então, impossível libertar-me dessa paixão pela educação.

Cada vez mais acreditando, segui. Continuei… 

Então, o CEL nasceu. Nasceu há mais de três décadas. Nasceu numa casa no Jardim Botânico. Éramos, então, uma pequena constelação. Uma constelação de apenas treze estrelas, mas com uma marca muito forte. Uma marca determinada com direção ascendente.

É porque acreditamos tanto no CEL…

É porque cuidamos tanto do CEL…

Tenho certeza de que daqui a alguns anos, olharemos para o céu e, a olho nu, poderemos constatar uma nova constelação – A Pipa.

As estrelas são vocês, professores e alunos que tanto ajudaram a construir o CEL. Muito obrigada por tudo.” 

Eliete Baptista Lopes

Fundadora do colégio

Agende sua visita!