No Colégio CEL, acreditamos que o verdadeiro aprendizado acontece quando os alunos se envolvem de forma ativa, significativa e empolgante com o conhecimento. Foi exatamente isso que vivenciamos durante a nossa participação na OBAFOG – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, um projeto que uniu teoria, prática, ciência e criatividade.
Muito além de lançar foguetes, a OBAFOG é uma iniciativa que estimula o interesse pela ciência e pela inovação, desenvolvendo competências essenciais para o presente e o futuro, como raciocínio lógico, trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Participar dessa olimpíada também significa exercitar o protagonismo estudantil, a curiosidade científica, a capacidade de transformar ideias em ações concretas e vivenciar os valores centrais do nosso projeto pedagógico.

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio participaram ativamente de todas as etapas do projeto, que começou ainda no início do ano letivo. Durante semanas, mergulharam em oficinas práticas, plantões de dúvidas e momentos de troca com os professores. A missão: projetar e construir seus próprios foguetes, utilizando materiais simples e técnicas baseadas em conceitos de física e aerodinâmica.
O ponto alto da iniciativa foi a etapa final, com o lançamento dos foguetes, realizado na UFRJ – campus Fundão, em um espaço especialmente preparado para receber os participantes com estrutura e segurança. Ao lado dos professores e da equipe pedagógica, nossos alunos viveram intensamente cada segundo de uma experiência inesquecível.
Projetos como esse reforçam o compromisso da nossa escola com uma educação inovadora e transformadora, que valoriza o conhecimento científico sem abrir mão da empatia e do envolvimento emocional dos alunos.
Cada foguete lançado representa muito mais do que um experimento bem-sucedido. Representa o desejo de ir além, de explorar novos caminhos, de aprender com significado e entusiasmo.
A OBAFOG é, para nós, uma poderosa ferramenta de aprendizagem interdisciplinar, que aproxima os alunos da ciência de forma leve, instigante e prática. E reafirma que, no CEL, educar é lançar possibilidades, é abrir espaço para o protagonismo juvenil e permitir que cada aluno descubra o prazer de aprender com sentido.