No dia 3 de maio, os nossos alunos foram desafiados a participar da emocionante MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), uma iniciativa da renomada Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O propósito da MOBfog é inspirar os estudantes, do Ensino Fundamental ao Médio, a explorarem os princípios da Física, Química e Engenharia, através da empolgante jornada de construção e lançamento de foguetes.
Foi uma tarde repleta de descobertas e imersão no mundo fascinante da Astronáutica, Física, Engenharia, Astronomia e Ciências Correlatas. Os alunos puderam dar vida aos seus projetos de foguetes e agora estão na expectativa para ver os resultados de seus esforços.
– A cada ano, nossos alunos nos enchem de orgulho com suas conquistas. Desta vez, nos reunimos na UFRJ (na Ilha do Fundão) para o lançamento dos foguetes destinados à MOBFOG. Como esperávamos, o evento foi um sucesso. Esse sucesso não se resume apenas à distância alcançada pelos foguetes ou às inevitáveis medalhas que virão, mas também se fundamenta no trabalho em equipe, na motivação intrínseca de cada um deles e na generosidade mútua que transbordava entre todos os participantes – destacou Adriana Litaiff, nossa coordenadora geral do Ensino Fundamental Anos Finais e das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio.
Alunos do 8º ano ao 2° ano do Ensino Médio, de todas as nossas unidades, se inscreveram no projeto. O desafio que eles enfrentaram foi conceber foguetes utilizando materiais recicláveis, especialmente garrafas PET, aplicando métodos de pressurização variados de acordo com seu nível escolar, com o objetivo final de lançá-los e alcançar o máximo alcance possível.
– O evento representou não apenas uma oportunidade para os alunos colocarem em prática seus conhecimentos teóricos, mas também um momento de aprendizado colaborativo e estimulante, onde puderam vivenciar na prática os princípios científicos e tecnológicos envolvidos na construção e lançamento de foguetes. Além disso, a MOBFOG se destaca como uma atividade inclusiva, promovendo a participação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades, fortalecendo assim o espírito de inclusão e diversidade – destacou a professora Rosângela Nezi.
Akira Okada Júnior, professor de Maker e orientador da construção de foguetes dos alunos do Norte Shopping, falou da animação das pipinhas:
Desde o início do ano, os alunos têm comentado sobre o evento do lançamento de foguetes da MOBFOG. Eles demonstraram interesse já que é um evento do qual a escola participa há alguns anos. Com o início das construções dos foguetes no “contraturno”, os alunos do 9º ano partilharam suas experiências sobre o evento, socializando e ajudando os alunos novos do evento. O engajamento foi incrível, e todos foram proativos em buscar soluções criativas para a construção de cada estrutura do foguete até o seu lançamento. No dia do lançamento, os alunos estavam nervosos, mas confiantes na qualidade do artefato construído. O desempenho de todos foi incrível e esperamos a medalha de ouro para a grande maioria.
O professor Gustavo Araújo também ficou feliz com o desempenho dos alunos:
– É uma oportunidade de alimentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins. Os alunos tiveram a oportunidade de elaborar projetos, pesquisando e colocando em prática os seus conhecimentos para um melhor e mais efetivo design do foguete. Os alunos se inscreveram voluntariamente na Mostra e utilizaram o tempo com os professores para tirar dúvidas e alinhar seus projetos. O dia dos lançamentos foi muito proveitoso, com todos dando o máximo e, com certeza, conquistaremos bons resultados.