Falar sobre respeito, equidade e convivência também faz parte da educação.
Por isso, os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio participaram de um encontro formativo conduzido por advogados do projeto Reconecta com a Educação, da ABA-RJ, que trouxe para o ambiente escolar reflexões importantes sobre situações que podem acontecer no dia a dia escolar.
A partir de exemplos e situações concretas, os alunos puderam ampliar o olhar sobre diferentes formas de discriminação, compreender como determinados comportamentos podem afetar outras pessoas e conhecer as responsabilidades previstas pela legislação.
Informação que amplia o olhar e fortalece a convivência
Um dos temas abordados durante o encontro foi a misoginia, conceito relacionado à discriminação e à desvalorização das mulheres.
A discussão ajudou os estudantes a reconhecer manifestações desse comportamento em diferentes contextos e a refletir sobre como atitudes individuais também participam da construção de ambientes mais – ou menos – respeitosos.
Durante o encontro, a proposta foi criar um espaço de diálogo e reflexão, aproximando temas presentes na sociedade da realidade dos estudantes.
Afinal, compreender direitos, responsabilidades e os impactos das próprias atitudes é parte importante da formação de jovens que convivem em diferentes espaços e relações.
Educação também se faz na convivência
No CEL, a formação dos estudantes vai além dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Aprender a conviver, reconhecer diferenças, respeitar limites e assumir responsabilidade pelas próprias atitudes também são aprendizagens importantes para a vida.
Iniciativas como essa contribuem para ampliar o repertório dos alunos e estimular uma postura mais consciente diante das situações que eles vivenciam dentro e fora da escola.
No CEL, acreditamos que educar também significa preparar os estudantes para participar da sociedade de forma responsável, ética e respeitosa.
Por isso, abrimos espaço para conversas que promovem informação, escuta e reflexão. E que ajudam nossos alunos a compreender melhor o mundo do qual fazem parte.
Veja também: CEL promove bate-papo sobre respeito e convivência com a ABA Conscientiza
