Em uma das aulas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, desenvolvemos uma atividade prática com foco nos modelos atômicos propostos por Dalton e Thompson. A proposta foi conduzida pela professora Deisi e teve como objetivo facilitar a compreensão dos conceitos iniciais da estrutura da matéria. Sabemos que o uso de representações físicas contribui para tornar conteúdos abstratos mais acessíveis. Por isso, os alunos foram convidados a construir seus próprios modelos, com base nas teorias estudadas. Utilizando massinha e palitos, criaram representações que demonstravam as principais ideias de Dalton, com seus átomos indivisíveis e maciços, e de Thompson, com a proposta do “pudim de passas”, que introduz partículas negativas no interior do átomo.

A atividade incluiu ainda uma segunda etapa, com foco na representação da molécula de água. O objetivo foi introduzir os primeiros conceitos de ligações químicas, relacionando o conteúdo ao que será aprofundado nas próximas aulas. Os alunos modelaram moléculas com os mesmos materiais, visualizando como os átomos se organizam para formar substâncias, o que facilitou a compreensão de temas fundamentais de Química.
Durante a atividade, os alunos trabalharam em grupos, compartilharam materiais e organizaram juntos suas estratégias. O trabalho colaborativo foi incentivado como parte do processo de aprendizagem, promovendo a troca de ideias e o desenvolvimento da cooperação.
No Colégio CEL, valorizamos propostas que aproximam o conteúdo da realidade dos alunos. Atividades como essa tornam o aprendizado mais claro, favorecem a aprendizagem ativa e ajudam a construir uma base sólida para os próximos desafios da disciplina.
👉 Quer saber mais sobre como desenvolvemos o potencial dos nossos alunos no Ensino Fundamental Anos Finais? Acesse cel.com.br/anos-finais