Na Unidade Barra, as turmas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio participaram de uma atividade que transformou a sala de aula em um verdadeiro espaço de investigação científica. No itinerário formativo de Ciências da Natureza, o tema trabalhado foi a hematologia forense, uma área da Biologia que analisa o comportamento do sangue em contextos de investigação criminal.
Com o uso de tinta guache para simular manchas, os alunos participaram de uma simulação de análise pericial. Observaram padrões de respingos, analisaram formas e trajetórias e levantaram hipóteses sobre o tipo de ferimento, a parte do corpo atingida, a altura da queda e até o tempo decorrido desde o impacto.Após uma introdução teórica, a proposta seguiu com uma etapa prática, em que os estudantes analisaram diferentes amostras e conectaram cada observação aos conceitos discutidos em aula. A atividade despertou a curiosidade, estimulou o raciocínio lógico e favoreceu a formulação de hipóteses com base em evidências.

Mais do que um exercício de conteúdo, essa aula proporcionou uma vivência ativa e significativa, em que a ciência ganhou forma por meio da prática, da observação e da interpretação de dados. Cada aluno pôde experimentar o papel de investigador, exercitando o pensamento crítico de maneira autêntica e engajadora.
No Colégio CEL, acreditamos que a aprendizagem se fortalece quando os alunos são protagonistas do próprio processo. E é em experiências como essa que o conhecimento se torna concreto, relevante e transformador.
Aqui, a ciência conecta saberes, estimula a investigação e prepara os estudantes para enxergar o mundo com mais profundidade, autonomia e curiosidade.
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