Na semana da Páscoa, os corredores da nossa escola foram tomados por um aroma especial. E não era apenas o cheiro de cookies. Era o cheiro da descoberta, do encantamento e de aprender com as mãos. Os refeitórios viraram sala de aula, e os pequenos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais vivenciaram uma experiência que uniu sabor, afeto e conhecimento: uma Oficina de Culinária recheada de aprendizagens e significado.
Como parte das comemorações da Páscoa, a proposta foi pensada com cuidado e sensibilidade, respeitando a saúde e os hábitos alimentares das crianças. Em vez de chocolates industrializados, oferecemos uma alternativa lúdica e educativa: preparar, do início ao fim, seus próprios biscoitos integrais. Essa escolha reforça o compromisso da escola com práticas conscientes e saudáveis, que encantam pela vivência prática e pelo protagonismo infantil.

Durante a atividade, as crianças participaram de todas as etapas. Observaram os ingredientes, exploraram com as mãos, misturaram, modelaram a massa e acompanharam o preparo com olhos atentos e curiosidade viva. Essa vivência favorece o desenvolvimento da coordenação motora fina, da atenção plena e da organização do pensamento. Além disso, é uma excelente oportunidade para fortalecer valores como cooperação, paciência e senso de pertencimento. Afinal, fazer algo juntos, do zero, é uma poderosa lição de convivência e realização.
Mas a aprendizagem foi ainda mais além. Com olhar atento e escuta ativa, a professora Bia, do Pré II da unidade Lopes Quintas, aproveitou o momento para integrar à atividade propostas relacionadas à linguagem oral. Utilizando os nomes dos ingredientes da receita, conduziu as crianças na identificação de sílabas, estimulando a consciência fonológica, uma habilidade essencial para o processo de alfabetização. De forma espontânea e integrada à prática, os alunos ampliaram o vocabulário, brincaram com os sons da fala e avançaram na construção de sua autonomia linguística.
A proposta, além de deliciosa, mostrou como a educação pode ser viva, sensorial e significativa. Ao integrar diferentes áreas do conhecimento em uma experiência concreta, garantimos que o aprendizado seja profundo, afetivo e duradouro.
No Colégio CEL, acreditamos que a infância é tempo de experimentar o mundo com todos os sentidos. Por isso, buscamos oferecer vivências que respeitem o tempo de cada criança, despertem a curiosidade e promovam o desenvolvimento integral.